Português Italian English Spanish

Escola Presidio de Santa Cruz,terá reforma e ampliação, e mudança de nome por autoria do Vereador Waltham Glória

Escola Presidio de Santa Cruz,terá reforma e ampliação, e mudança de nome por autoria do Vereador Waltham Glória

Presidio de Santa Cruz terá nome modificado

Ivan Vieira

O vereador Waltham Glória apresentou o Requerimento de Indicação nº90/2017, aprovado em 24 de Abril de 2017, pela unanimidade dos vereadores, que solicitou a reforma e estruturação da Escola Municipal Presídio e do Posto de Saúde, no Assentamento Berocan.

Na justificativa do requerimento, o vereador Waltham Glória, solicitou uma  análise e estudo de adaptações necessárias para satisfação dos alunos e assentados, e também a reforma do Posto de Saúde do assentamento. Disse ainda que com a demanda de alunos, a referida Escola há anos não recebe uma atenção no que se relaciona a reparos, apresentando uma situação precária em sua estrutura física. Prosseguindo, o vereador acrescenta, que é uma obra que resgata a responsabilidade que temos com uma educação de qualidade. A estrutura e arquitetura escolar têm como objetivo criar o espaço ideal e necessário para desenvolver as atividades escolares. A experiência do aluno com o ambiente escolar é sempre marcante, pois a escola é de fato sua segunda casa, é um lugar onde se passa grande parte do dia. É fato que a expansão dos locais de atendimento a saúde, onde a população possa ser tratada de forma digna desde os primeiros anos de vida,colabora extraordinariamente no desenvolvimento de habilidades da nossa população.O consenso sobre a necessidade de melhorias na saúde pode nos levar a considerar a reestruturação de todo seu sistema desde disponibilidades de profissionais qualificados até os materiais necessários para o efetivo atendimento nos postos de saúde.Qualquer  que seja a discussão acredito que,o primeiro passo para modificar a nossa presente realidade se faz na ampliação do atendimento aos nossos cidadãos, uma vez que grande parte da população precisa se deslocar para ter atendimento adequado. Finalizando o vereador Waltham Glória, disse que essas reformas são necessárias à comunidade do Assentamento Berocan, devido ao tempo de existência da escola e do posto de saúde, podem vir a oferecer melhores condições no atendimento aos estudantes e aos pacientes do assentamento.

Projeto de Lei Legislativo

Waltham Glória, também foi autor do Projeto de Lei legislativo numero 18 de 21 de Março de 2017, alterando as Leis 406/73 e 20/96,dando outras providencias.No artigo primeiro, Fica denominada Escola Municipal Santa Tereza, a Escola Municipal Isolada Berocan(Lei nº 406/73) e a Escola Municipal Presídio de Santa Cruz (Lei nº 20/96),ambas localizadas na Fazenda Santa Cruz,Presídio de Santa cruz ou Tanque.

O vereador Waltham Glória, relatou que a criação da escola foi aprovada pela Câmara Municipal de Porangatu, no dia 23 de fevereiro de 1996.Na ocasião recebeu o nome de fazenda, que era Presídio Santa Cruz.Ao longo dos anos, a fazenda foi loteada pelo INCRA ao qual passou a ser chamado de Assentamento Santa Tereza(Berocan),mas o título da escola permaneceu o mesmo. Na fazenda antiga onde foi montado o assentamento que se chamava Presídio Santa Cruz, assim quando0 foram construir a escola,o dono das terras só aceitou se a escola levasse o nome de sua fazenda.Segundo moradores mais antigos a fazenda tinha esse nome,porque recebia presos para trabalhar.

Como termo “presídio” gerava decontentamento na comunidade escolar,o Conselho Municipal de Educação, propôs em 2013, a alteração do nome da instituição para Escola Municipal Professor Marcos César.No entanto,apesar de toda a documentação e material entregue aos alunos constarem o novo nome,ele ainda não é oficial e a placa afixada no colégio,segue com o nome antigo. Encerrando, o vereador solicitou dos seus pares o apoio no presente Projeto de Lei que “Altera a denominação da Escola Municipal Presídio de Santa Cruz, para Escola Municipal Santa Tereza. Na oportunidade, o vereador registrou que a mudança se prendia a uma reivindicação dos moradores do assentamento, que formalizaram um abaixo-assinado.