Português Italian English Spanish

Como se portar em uma seleção para modelos

Como se portar em uma seleção para modelos

Agencias de modelo, fotografia, moda, fashion, produções, mundo da moda

         Casting a maior solução para a o desenvolvimento da modelo.

           Por Di Chesare

Iniciar na carreira de modelo não é uma tarefa fácil, além de talento e persistência são necessárias diversas fases para  conquistar um espaço nesse mercado. Muitas “new faces” têm alto potencial, mas acabam passando despercebidas nos testes de seleção, seja por falta de informação de como se vestir adequadamente, como se maquiar, como se portar, o que falar, …. Enfim, as dúvidas acabam atrapalhando todo esse processo.

Em um casting é preciso saber como agir para que tudo ocorra como o planejado.  Afinal de contas, grande parte dos clientes opta pela seleção pessoalmente, momento crucial para conquistar novos trabalhos. É no casting que o cliente consegue ver quem é a modelo e se deveria contratá-la.

Como você age, com você fala, o tom de voz empregado, a sua maneira de gesticular, as roupas que você usa, a sua maquiagem,  como responde às perguntas e tudo o que você envolve o seu comportamento diz muito sobre você e pode decidir o rumo da sua carreira.

Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo especial com dicas de como se comportar em um teste. Confira.

Dicas de como se comportar em um casting

  • Como se comportar: Lembre-se que na carreira de modelo você precisa vender a sua imagem, então faça isso da forma mais natural possível, mostrando simpatia e segurança, mas sem exageros.
  • O que levar: Leve seu material fotográfico (seu book).
  • O que saber: Saiba todas as suas medidas, pois os clientes sempre perguntam e se você não souber responder esta poderá ser uma grande desvantagem para passar no casting. Saiba altura, busto/tórax, quadril, cintura, peso, manequim, calçado.
  • Qual look usar: Há algumas regras básicas sobre o seu look. Primeiramente, os cabelos devem ser lavados e apresentarem uma aparência saudável.

A sua pele deve ser bem limpa, sem espinhas e manchas, você não deve apresentar marcas de biquíni e precisa ter uma aparência hidratada.

Use sempre desodorante e, no caso dos perfumes, opte por aqueles mais amenos para não incomodar o olfato das pessoas (as colônias são as melhores opções).

Quanto à maquiagem, limpe e hidrate a sua pele antes de tudo, use corretivo nas olheiras e nas manchinhas, use rímel, na boca passe gloss transparente ou batom cor de boca, vá com as sobrancelhas bem feitas e faça da make up uma aliada para corrigir suas imperfeições, sem exageros.

Sobre as roupas, use peças básicas, como jeans, blusinhas sem estampas e de cores neutras (como preto e branco), opte por vestimentas que disfarcem sua barriga ou seu quadril e evite o excesso de acessório (brincos, pulseiras, cintos, anéis).

  • Mulheres  e homens: Mulheres usem salto alto básico, estejam com a depilação completa e uma bela lingerie, mãos e pés sempre feitos com base ou no máximo um esmalte claro. Homens estejam de barba feita e cueca descente.
  • Ao entrar na sala de casting: Entre olhando nos olhos do cliente e o cumprimente, ao entregar seu book diga seu nome mostrando simpatia, evite ao máximo desviar seu olhar, mostre sempre recepção e interesse ao trabalho e, por fim, aproveite o momento da melhor forma possível.
  • O que não fazer: Nunca discuta com o cliente. Também não assine nenhum contrato que não tenha sido autorizado pela agência. Ao pedirem o seu telefone, passe o da agência, nunca o seu número pessoal.