Português Italian English Spanish

Com o tema 'Pai Eterno, Somos Teus Filhos', Romaria de Trindade espera receber 2,5 milhões de pessoas

Com o tema 'Pai Eterno, Somos Teus Filhos', Romaria de Trindade espera receber 2,5 milhões de pessoas

Festa homenageia voluntários e trabalhadores que servem no apoio aos fiéis. Tradição do louvor à Santíssima Trindade começou por volta de 1840.

Com o tema "Pai Eterno, Somos Teus Filhos", Romaria do Divino Pai Eterno , em Trindade, na Região Região Metropolitana de Goiânia, espera receber 2,5 milhões de pessoas durante dez dias de festa, quando são realizadas missas, novenas e dado bençãos aos romeiros. Segundo a organização, o objetivo do evento é enaltecer o trabalho feito pelos chamados leigos, aqueles que trabalham em várias áreas dentro da igreja, desde o auxílio aos padres até o atendimento aos fiéis.

"Vamos dar todo destaque ao trabalho dos leigos de toda a Igreja. Eles vivem a fé e também a espalham em suas várias áreas de convívio, como em casa, na família, e trabalho", explicou o reitor do Santuário Basílica, padre Edinisio Pereira.

Para esse ano, o reitor também contou que haverá uma ampliação na programação. "A pedido dos romeiros, teremos mais uma missa todos os dias às 22h. Fora isso, teremos a programação como os outros anos, com missas, alvoradas e batismos", completou.

Os devotos que trabalham durante a festa contam que se sentem honrados não só em trabalhar para o Divino Pai Eterno, como também pela homenagem a eles com o tema.

"Trabalho há mais de 40 anos na romaria. Todo trabalho é para o povo. É algo feito com amor e por amor", disse a aposentada Ilma Soares de Faria, que atua como catequista e coordena a equipe de confissões.

Já o sacristão Ênede Cordeiro dos Reis vai para sua décima romaria, sempre auxiliando os padres na preparações dos itens litúrgicos para as missas.

"Fico agradecido pela Igreja reconhecer o valor do leigo. Somos mais de 2 mil voluntários. Agradeço ao Divino Pai Eterno por me dar essa dádiva de trabalhar com os padres e com os romeiros", contou.

História

A tradição começou por volta de 1840, quando um casal encontrou um medalhão com a estampa da Santíssima Trindade. A partir daquele momento, passaram a dedicar sua vida ao Divino Pai Eterno. Eles rezavam diante do medalhão, acreditando que era um sinal divino.

Com o tempo, vizinhos se juntaram ao casal nas orações e vários milagres foram acontecendo aos moradores da região. Com a notícia se espalhando, as pessoas da comunidade se uniram para construir uma capela para continuar e aumenta o louvor ao Divino Pai Eterno.

Atualmente, a Romaria do Divino Pai Eterno é considerada a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo.

Anualmente, milhares de devotos percorrem a pé a Rodovia dos Romeiros como sinal de agradecimento a uma graça recebida ou para reforçar a fé. Muitos vão até a Sala dos Milagres para deixar itens que relembram alguma graça alcançada.

Além disso, carreiros e muladeiros saem de fazendas em diversas cidade do estado e passam dias na estrada para chegar até a basílica. Em 2017, a Romaria de Trindade chegou a receber 2,9 milhões de pessoas.

Entre as principais tradições dentro da festa estão o encontro de carros de bois, desfile de cavaleiros e muladeiros e a procissão luminosa.

Veja a programação diária do evento

  • 5h - Alvorada festiva na Matriz e no Santuário Basílica
  • 5h30 - Procissão da Penitência da Matriz ao Santuário Basílica

Confissões

Todos os dias, no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h

Batizados

Todos os dias, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, às 10h

Igreja Matriz

  • Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30
  • Oração do Terno: 13h
  • Novenas: 9h e 14h

Santuário Basílica

  • Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30, 22h
  • Oração do Terço: 14h e 19h
  • Novenas: 8h30 e 15h
  • Novena solene: 20h

Fonte G1