Português Italian English Spanish

Inter Cooperação pode gerar desenvolvimento

Inter Cooperação pode gerar desenvolvimento

Em busca da viabilidade do agronegócio

 
 

Buscando desenvolver e verticalizar o potencial produtivo em nosso município, a Prefeitura Municipal de São Felix do Xingu-PA, através da Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEMAGRI,promoveu a Inter cooperação  institucional  em parceria com a Prefeitura Municipal de Porangatu-GO, através da Secretaria Municipal  de Agricultura, Trabalho, Ciência, tecnologia, Comércio e Industria.  Em representatividade institucional a prefeita de São Felix do Xingu-PA Sra. Minervina comprometida com o crescimento e fortalecimento do homem do campo e vem investindo no agronegócio e na agricultura familiar, adquirindo os para a merenda escolar das crianças e jovens de nosso município e Secretário de Agricultura Sr. Décio Matos, sempre motivado pelo desafio de resgatar o São Félix do Xingu produtivo que por tanto tempo foi esquecido.

 

Arquivo

 

Prefeita Minervina Maria de Barros Silva-São Félix do Xingu-Pa

O compromisso é transformar o potencial do nosso município em produção, emprego e renda para os Xinguenses, valorizando o produtor e o trabalhador rural. O setor primário é um dos pilares desta gestão, por isso planejamos e executamos programas que fortalecem cadeias produtivas, desenvolvem as vocações de cada região, desburocratizam o setor e dão condições ao produtor, seja ele de pequeno ou grande porte, de contribuir para um munícipio que busca abastecer-se e conquistar novos mercados. A Coordenadorade Administração e Planejamento da SEMAGRI  Sra. Marta Lelis foi recebida pelo prefeito de Porangatu-GO Pedro Fernandes, Primeira Dama e Secretária Assistência Social Leila Fernandes,  com apoio e logística do Secretário de Agricultura, Trabalho, Ciência, tecnologia, Comércio e Industria.  Sr. Júlio Tófolo, onde na tratativa a mesma ressaltou sobre ações institucionais pertinentes ao setor produção e desenvolvimento,tais como as boas praticas de agricultura de baixo carbono e pecuária sustentável em referencia ao plano municipal ABC, sistemas agro florestais, indicativo de viabilidade emergências para captação de recursos,  investimentos na verticalização de produção que venham agregar valor para o produtor, o desafio para restabelecimento da atividade cadeia produtiva do leite, projeto de piscicultura utilizando recursos naturais, instalação de polos agroindustriais,  interatividade em sugestão para o fornecimento de matéria prima do sul estado Pará com relevância a produção cacau, com observância ao ” business plan” de verticalização produtiva,  bem como o fortalecimento do cooperativismo no estado e região alto Xingu. 

 
 
 
 
 
 
 
 

Na oportunidade visitaram, o setor produtivo rural pecuária, o Pólo Industrial, Industria de Torrefação e Moagem do Café Filho, Coopermel (Cooperativa de Mel), Coopernorte Goiano (Cooperativa de Leite), que são tratados com seriedade pelos seus gestores, que buscam a qualidade de seus produtos e a valorização dos produtores, com excessão da Torrefação, embora  importe matéria prima é diretamente promissores indicativo de geração de emprego e renda. O Leite e o Mel são genuinamente regional, tendo seus produtores um tratamento especial, por parte das cooperativas.

O secretário Julio Tófolo muito contribuiu ressaltando suas experiências, sobretudo na área do comércio e industria,  atividades essas esmo se manteve forte e atuante durante períodos adversos, agregando o desafio para o setor produtivo agricultura e pecuária de forma a contribuir com números cada dia mais relevante de atendimento direto ao produtor rural. Essa visita teve um papel preponderante para a troca de ideias e experiências que muito somarão para o crescimento dos dois

municípios,situados em estados diferentes.

 
 

 

 
 

A direita Primeira Dama de Porangatu Leila Fernandes

 

 

 

 

 
 
 
 
 

 

 

 
l