Português Italian English Spanish

Estudo conclui que açafrão melhora desempenho de atletas e pode ser aliado no combate ao câncer

Estudo conclui que açafrão melhora desempenho de atletas e pode ser aliado no combate ao câncer

Pesquisadores da UFG fizeram testes em 35 atletas e descobriram que uso da especiaria ajuda a recuperar os músculos, pela ação anti-inflamatória. Tempero cultivado em Goiás tem maior nível de curcumina.

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) descobriram que o açafrão cultivado em Mara Rosa, na região norte do estado, tem um maior nível de curcumina, princípio ativo que ajuda no tratamento de doenças e na melhora do desempenho físico de atletas. Segundo o estudo, a ação anti-inflamatória da especiairia melhora a recuperação muscular e pode ajudar até no combate ao câncer.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas analisaram as propriedades do alimento e fizeram um teste com 35 maratonistas goianos. De acordo com a pesquisadora Flávia Rasmussen, da Faculdade de Nutrição da UFG, parte do grupo de atletas ingeriu duas cápsulas de açafrão durante o almoço e uma cápsula durante o jantar.

Ela afirma que, após um mês, o grupo que ingeriu a especiaria apresentou melhor desempenho e menos dores musculares.

“Nós percebemos que as citocinas anti-inflamatórias estavam mais elevadas no grupo que utilizou o açafrão do que no outro grupo. Também houve uma melhora no desempenho do grupo que utilizou o açafrão, e também uma redução da dor muscular em 48h após a corrida. Neste caso a gente comprovou a propriedade anti-inflamatória do açafrão”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Para o maratonista Roberto Brito, o uso do açafrão, de fato, resultou em melhores resultados. Ele conta que, ao final da pesquisa, ele participou de uma competição e conseguiu reduzir o tempo de percurso em 10 minutos.

"Para a gente que pratica atividade, dez minutos é muita coisa pra se reduzir em um curto período de tempo”, disse o maratonista.

Assim como ele, o atleta Sílvio de Moura Caetano sentiu a melhora na recuperação muscular após os treinos e provas, que causam grande desgaste ao corpo.

“A nossa musculatura ela atrofia, as nossas pernas ficam pesadas, então é um processo que demora um pouco esta recuperação. E, com o uso do açafrão, eu percebi que este processo se tornou um pouco mais rápido”, contou.