Português Italian English Spanish

Arraiá do Descoberto,ultrapassou as expectativas

Arraiá do Descoberto,ultrapassou as expectativas

ASSISTENCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DE PORANGATU,LIDEROU O MELHOR ARRAIÁ DO DECOBERTO

 

Ivan Vieira

Tudo muito perfeito, antes e durante o 38º Arraiá do Descoberto. Uma festa junina, que teve seu inicio no largo da Igreja Velha Matriz, como reunião de visinhos e que foi crescendo gradativamente, até atingir o ápice de sua popularidade e tradição.

O Arraiá do Descoberto 2017, teve um sabor diferenciado. O resgate, da dignidade de todos os participantes, desde os integrantes das quadrilhas de crianças, jovens e adultos, até das entidades que há 4 anos não estavam tendo seu espaço na área da festa,situada na Praça do Milagre. A intenção da realização da festa do Arraiá, é levar o entretenimento ás pessoas que participam e assistem, além angariar renda para o trabalho de cada entidade filantrópica e assistencial.Mais esse objetivo foi desvirtuado pelos quatro anos anteriores.

 

Muitas barracas de entidades e secretarias, do município de Porangatu, manteve o tradicional! Comidas e bebidas típicas, atendimento cordial e sem explorar as pessoas no preço das guloseimas ali comercializadas. Podemos dizer que os preços foram simbólicos.

Estiveram ali no Arraiá do Descoberto, barracas do Rotary Clube de Porangatu, Casa da Sopa,Vila Nova Porangatuense,Chapéu de Paia,do 5º período de Farmácia da FNG,Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Peti), da Assistencia Social (dando apoio às demais e aos participantes das quadrilhas e dança)CEI Dona Anísia,da Educação e Cultura,da Apae xonados.

Mais, se tudo saiu dentro da expectativa, é porque à frente de tudo isso estava a Primeira Dama Leila Fernandes, que liderou todas as pessoas envolvidas, bem como as entidades presentes.Leila Fernandes,secretária de Assistencia Social, que ao lado do Prefeito Pedro Fernandes com sua tranqüilidade peculiar,deram todo apoio e pessoalmente puseram a mão na massa, na decoração, no design do ambiente, na organização da Carroceata da quinta feira dia 22 de Junho 2017, no levantamento do mastro dos santos do mês e as bandeirolas, que tremiam, como que agradecendo,pelo carinho que recebiam em cada colagem.

Todo o preparativo do Arraiá do Descoberto, pinturas do redondão das quadrilhas e danças, teve a idéia e muitas mãos das pessoas que ficaram felizes por participar.

Dia 23 de Junho 2017, a primeira noite de Festa. Muita gente bacana e descolada circulou no perímetro do Arraiá, as barracas lotadas, e muita alegria reinou ali. Os animadores da festa Ivan Vieira e Marcio Arruda(Joaquim do Brejo),os leiloeiros Wanderley Cândido e Rafael Locutor, fuxiqueiro Sula, faziam o trabalho,cumprimentando,informando e dando as boas vindas, além de resgistrarem os acontecimentos.

Após apresentação da quadrilha das crianças e idosos, pelo marcador Jailton Alves auxiliado pela Professora Vanda de Souza. Ocorreram alguns leilões de várias espécies, aí o Show com os Piriboys, e depois com A noite das Patroas, tudo muito bem organizado,a tempo e a hora, todos dançavam e ovacionavam os artistas, shows das duas noites que foram providenciados pelo deputado estadual Júlio da Retifica, que marcou presença ao lado de sua esposa Gláucia Melo.

Na segunda e ultima noite, no sábado, maior foi a multidão que se aconchegaram na Praça do Milagre, no Arraiá do Descoberto. Uma participação de público nunca vista. A todo o momento, o Prefeito Pedro Fernandes, primeira Dama Leila Fernandes, o Vice Prefeito Junim do Bonsucesso e esposa Gisele, recebiam os parabéns pela organização e beleza da decoração do Arraiá.Foram colocados painéis, para servirem de fundo das fotografias de lembranças, passarela de entrada, placas informativas e um grande Telão de Led, que informava e exibia as apresentações de quadrilhas e shows no enorme palco locado no Arraiá.

O Som foi de primeira qualidade, com microfones sem fio para os leiloeiros circularem em todo perímetro da Festa. No sábado, a apresentação de quadrilha dos Idosos. Participação de Dança da Academia de Dança Nathália Spindola, apresentando a coreografia a Dança do Espantalho, a Quadrilha dos Jovens, comandanda pelo Ari Alves, que inovou intercalando a quadrilha, com dança da Catira, Folia e dança da fita. O Show da segunda noite, foi inicialmente com A Elite do Poder,que animou por mais de duas horas com um repertório dançante, e finalizou com a dupla Max e Luan.

A segurança foi muito intensa, o que evitou que nada pudesse acontecer para macular a realização. Estavam presentes a Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Brigadistas e Segurança Civil e contamos ainda com o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

O Departamento de Eletricidade da Prefeitura, deu plantão durante os festejos, bem como o pessoal da limpeza,que teve seus trabalhos perfeitos.Um batalhão inteiro de pessoas envolvidas, ligadas a todas as Secretarias do município, comandada pela Secretaria de Assistencia Social.

A imprensa estava ali presente, o Jornal Diário do Norte, o Jornal On Line Norte Aki, O Norte de Goiás, a TV Anhanguera,TV Serra Azul, que tiveram as informações necessárias repassadas pela Diretora de Comunicação do Município, Stéfany Moraes, que comandou o sistema Multimídia na festa, com o editor de Imagens Evandro Santos,Cinegrafista Javanês, Fotógrafo Paulo Henrique, o Senhor Cassote de Minaçú, com o Telão de Led. Tudo foi retransmitido ao vivo, através do facebook, com a parceria da Norte.com, que disponibilizou o sistema WiFi.

Foi tudo muito bem engrenado, neste primeiro Arraiá do Descoberto, da administração Construindo Uma Nova História. O comentário é um só pela cidade de Porangatu.Foi muito boa essa promoção, quando usou-se a modernidade, sem perder o ambiente original do Arraiá do Descoberto.