Português (Brasil)

SAAE de Trombas uma autarquia municipal a serviço da população

SAAE de Trombas uma autarquia municipal a serviço da população

Data de Publicação: 30 de dezembro de 2024 13:42:00 Diretor fala sobre o funcionamento da entidade responsável pela captação, tratamento e distribuição da água na cudade

Compartilhe este conteúdo:

       Mauro Félix Serra - Diretor e Técnico em Contabilidade

IVAN VIEIRA  DRT Nº 0003526/GO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Trombas é uma autarquia municipal, responsável pela captação, bombeamento, tratamento e distribuição de água potável nas residências,e comércio da cidade de Trombas - Goiás.

O técnico em contabilidade Mauro Felix Serra,que é o responsável pela contabilidade e desde de 4/1/2021,assumiu a função de Diretor, portanto e o atual gestor da entidade.

O Jornal NorteAki,fez uma entrevista com o diretor Mauro Serra,sobre todos os aspectos da empresa,para que o leitor possa saber a respeito do seu funcionamento e importância.

1 - NORTEAKI - O que significa SAAE?
MAURO - O SAAE significa Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
 
2 - NORTEAKI - Porque existe o SAAE em Trombas?
MAURO - O sistema de abastecimento de água da cidade de Trombas foi construído com recursos da Fundação Nacional de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal,visando um adequado gerenciamento dos serviços, foi criado o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, através de Lei Municipal n.º 192 de 17 de novembro de 1992, entidade autárquica municipal.  A partir de sua criação, o SAAE torna-se a responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água no município de Trombas.  Após a criação do SAAE foi celebrado um convênio entre a Fundação Nacional de Saúde e a Prefeitura Municipal, cabendo à Fundação a administração direta da autarquia até o ano de 2000, quando a FNS rompeu com todos os convênios celebrados entre os diversos SAAEs espalhados pelo Brasil.
 
3 - NORTEAKI - O SAAE pertence a prefeitura ou a outro órgão no estado?
MAURO - Como sendo uma Autarquia Municipal, o SAAE é um órgão da administração indireta do Município, com autonomia administrava e financeira, e quadro próprio de funcionários.
 

                               Séde do SAAE em Trombas - Escritório e Estação de Tratamento

 
4 - NORTEAKI - Como é feito o tratamento da água fornecida para população de Trombas?
 
Tratamento
 
MAURO - A água necessita de algum tipo de tratamento. Vários processos são necessários para torná-la própria ao consumo humano.  Esses processos são desenvolvidos na ETA - Estação de Tratamento de Água.
 
Mistura Rápida
 
Tem a finalidade de produzir uma mistura rápida dos reagentes químicos utilizados no tratamento da água, como por exemplo a cal e o sulfato de alumínio. 
 
Floculação
 
Após a mistura rápida, a água escoa para tanques denominados floculadores onde são formados os flocos, resultantes da aglutinação do sulfato de alumínio com as partículas presentes na água. 
 
Decantação
 
Do floculador a água é distribuída para tanques maiores denominados decantadores. Nos decantadores a água escoa com baixa velocidade, propiciando a sedimentação dos flocos. Esses flocos, devido à sua densidade, (maior que a da água) ficam retidos no fundo do decantador. A água decantada é coletada na parte superior dos decantadores em calhas apropriadas e encaminhada aos filtros.
 
Filtração
 
A filtração faz parte do processo de tratamento e tem como finalidade a retenção das impurezas ainda presentes na água decantada. Os filtros são tanques com camadas de pedregulho, seixos, areia e às vezes, carvão ativado, devidamente dimensionadas.  A água ao fluir por essas camadas vai deixando em seus interstícios as partículas e microrganismos não decantados.
 
Desinfecção
 
Entretanto, para a eliminação dos microrganismos restantes é necessário que se faça a desinfecção da água. Vários processos são utilizados para a desinfecção das águas de abastecimento público, O processo mais usual é a desinfecção pelo uso de compostos do cloro.  Após a filtração a água é clorada e em seguida encaminhada para o tanque de contato onde ocorrem as reações do cloro com a água.  A dosagem do cloro é feita com a utilização de dosadores, e a quantidade do produto adicionado é função da qualidade da água e do residual de cloro que se deseja obter.
 
Correção Final de pH
 
Dependendo do pH da água tratada é necessário que se proceda à sua correção.  
 
Fluoretação
 
Embora não faça parte do tratamento propriamente dito, sabe-se que o Flúor corretamente aplicado na água reduz em até 70% o índice de cárie dental.
A solução contendo Flúor geralmente é aplicada após o processo de desinfecção e correção final de pH.  Vários compostos de Flúor podem ser empregados, como por exemplo, a fluorita, o fluossilicato de sódio e o ácido fluossilícico.
 
Reservação
 
Depois de tratada, a água vai para o tanque de contato e reservatórios de distribuição, cuja finalidade é armazenar a água para suprir a demanda nas horas de maior consumo. 
Adutoras de Água Tratada e Redes de Distribuição 
 
Após todas as etapas vistas anteriormente, a água percorre vários “caminhos” através das adutoras de água tratada e redes de distribuição, localizadas nos logradouros públicos, até chegar ao consumidor final.
 
5 - NORTEAKI - Aventou-se a possibilidade de transferir o SAAE para a Saneago e porquê não aconteceu?
MAURO - Em administrações anteriores houve conversas muito superficiais, não sendo em nenhuma oportunidade levadas adiante este processo.
 
6 - NORTEAKI - Quais são os planos do SAAE em termos de expansão de rede?
MAURO - O SAAE sempre atendeu a 100% da população de Trombas. Estamos em processo de elaboração do projeto para implantação de rede de distribuição de água onde será construído o Conjunto Morada Nova e também atendendo também ao conjunto VILA DOURADA, este que foi construído em anos anteriores sem nenhum estudo de implantação de rede de água.
 
7 - NORTEAKI - A topografia da cidade é apropriada para a expansão? ou tem as dificuldades?
MAURO - Sim. Temos uma topografia razoável que não será muito complicado a expansão de redes de água. 
 
8 - NORTEAKI - Na sua opinião a população está satisfeita com o atendimento e fornecimento da água consumida? qual o maior gargalo?
MAURO - Sim. A grande maioria da população está satisfeita e reconhece o trabalho do SAAE em nosso município. Infelizmente alguns, por questões política ou até mesmo pessoal sempre encontra motivos para reclamações. Mas sabemos que temos que melhorar continuamente, pois o consumidor merece que sempre ofertamos uma água de boa qualidade. Nosso maior desafio está em conciliar nossa arrecadação (O SAAE só conta com o recebimento das tarifas como fonte de renda), visto que mais de 50% do faturamento encontra-se dentro da faixa de tarifa mínima, que hoje é no valor de R$ 21,46. Portanto nossa margem para investimento é reduzida.
 
9 - NORTEAKI - Para encerrar, a captação da água é suficiente, sobretudo na época da estiagem?
MAURO - Sim. Apesar de nos últimos anos o Córrego Trombas estar sofrendo uma constante degradação, juntamente com as mudanças climáticas verificadas no país, ainda temos um sistema de captação de água suficiente para o atendimento da população. Mas não estamos fora do risco de vir a sofrer com a seca dos rios, fatos que já nos atingiu a alguns anos atrás. Estamos com um projeto junta à FNS de melhorias nas redes de distribuição de água e também para captação de água provenientes de poços artesianos. Este Projeto encontra-se licitado, e agora dependendo da liberação dos recursos pela Fundação Nacional de Saúde.
 
10 - NORTEAKI - Sua mensagem aos usuários da água tratada da cidade de Trombas?
MAURO -  Nestes últimos anos o SAAE empreendeu um esforço muito grande para a sua recuperação financeira. Investimos muito nos últimos anos, como a aquisição de novos equipamentos para tratamento de água, peças de reposição e estoque no almoxarifado, recuperação do prédio administrativo, investimento em melhorias nas redes de captação e distribuição de água e outros serviços. Isso tudo com o esforço dos servidores da autarquia e o apoio dos consumidores em manter suas contas em dia. Por isso agradecemos muito a população pelo apoio e reconhecimento de nossos trabalhos frente à gestão da Autarquia.  

            Reservatório suspenso 

 

Compartilhe este conteúdo: